INSERÇÃO DE DIU
(DISPOSITIVO INTRA-UTERINO)

Um dos métodos
contraceptivos mais
eficientes e seguros.

O DIU é um método contraceptivo, sendo um dos mais eficientes e seguros. Também chamado pela Organização Mundial de Saúde de (LARC) Método Contraceptivo de longa duração.

Na maioria dos casos é indicado, entretanto, para garantir sua segurança, é necessário observar as contraindicações e informar adequadamente a paciente de seus possíveis efeitos colaterais. A consulta ginecológica é útil para discutir e analisar qual será o melhor método contraceptivo. Para tal, a consulta deve ser realizada por um profissional habilitado, o médico ginecologista.

Atualmente, existem o DIU de cobre e o DIU hormonal. O primeiro é feito de um material plástico que possui um revestimento de metal de cobre. Já o segundo, também possui material plástico revestido por um hormônio feminino — levonorgestrel —, o qual é lenta e gradativamente liberado no interior do útero.

Os procedimentos para a colocação de DIU hormonal e de cobre são os mesmos, sendo que a escolha entre eles deve ser feita por uma decisão conjunta do médico e da paciente, analisando efeitos colaterais e indicações.

É um procedimento simples, realizado no consultório, e em alguns casos requer apenas anestesia local. Na maioria das vezes sua colocação é realizada durante o período menstrual, pois o colo do útero está mais dilatado, facilitando a introdução do dispositivo.

Apesar de muitas pacientes relatarem medo da colocação, não se observa dor importante, apenas um leve desconforto, que desaparece em algumas horas.

Depois de colocado, a paciente deve voltar ao consultório após a menstruação seguinte, para a reavaliação clínica e de imagem.

Entre em contato com a clínica e agende seu horário